FAQ – Perguntas Frequentes

FAQ – Perguntas Frequentes

1ª) Como realizar um pedido?

Faça a solicitação do documento clicando aqui. Siga os passos preenchendo o máximo de informações possíveis.
Após o envio da solicitação, uma pesquisa automática será realizada para verificação da existência do documento. Em até 24 horas você receberá, por e-mail, a resposta sobre a localização ou não do documento.
Caso o documento seja encontrado, conterá o link para realizar o pagamento do pedido usando boleto.
Caso o documento não seja encontrado, deverá ser solicitado a busca manual nos arquivos do cartório (custo autorizado no ato).
Após o pagamento ser confirmado, iremos providenciar a emissão do documento solicitado. Você receberá o seu documento conforme a forma de entrega que foi escolhida (Carta registrada, SEDEX ou Retirada no local).

2ª) Em quanto tempo o pedido é entregue?

Em até 5 dias a partir da data da confirmação do pagamento mais o prazo dos Correios que pode variar de acordo com o endereço de entrega.

3ª) Quais são as formas de pagamento aceitas?

Atualmente aceitamos apenas boleto.

4ª) O cartório aceita pedidos para entrega no Exterior?

Atualmente o sistema online aceita pedidos apenas para entrega em território nacional. Caso necessite que o cartório realize o envio do documento para fora do Brasil, entre em contato conosco pelo telefone (31) 3272-0562, ou pelo e-mail [email protected].

5ª) É realizado buscas de Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento e Certidão de Óbito em outros cartórios?

O Cartório de Registro Civil do 2º Subdistrito de Belo Horizonte não realiza buscas em arquivos de outros cartórios. Realizamos buscas apenas em nossos arquivos.

6ª) Posso incluir mais de um documento no mesmo pedido?

Não. Cada pedido solicita apenas um documento. Para mais documentos, novos pedidos são necessários.

7ª) Perdi o número do meu pedido, como devo proceder?

Neste caso, entre em contato conosco pelo telefone (31) 3272-0562, ou pelo e-mail  [email protected].

8ª) Qual o valor do pedido?

Os valores obedecem estritamente as tabelas da Lei 15424/2004. Ao realizar o pedido, você visualizará uma simulação do valor estimado. Caso o documento seja encontrado, você será informado sobre o valor real para pagamento do pedido.

9ª) Porque quando vou pagar o boleto no meu banco aparece a mensagem “Título inválido”, “Registro de título não encontrado”, “Boleto não registrado” ou algo semelhante?

Infelizmente pode demorar até 40 minutos para o boleto ficar disponível para pagamento e existem alguns casos em que o boleto fica disponível para pagamento somente no dia seguinte.
Isto é por causa da Plataforma de Boletos de Pagamento-Cobrança Registrada da FEBRABAN.
Então caso não consiga efetuar o pagamento do boleto hoje, tente pagá-lo no dia seguinte.

10ª) Como é confirmado o pagamento?

O pagamento através de boleto. A confirmação de pagamento ocorrerá em até 2 dias úteis.

11ª) O documento que recebi contém erros, como devo proceder?

Havendo em registro de nascimento, casamento ou óbito, erros que não exijam qualquer indagação e documentalmente comprovados, o procedimento poderá ser feito diretamente no cartório. O registrado deverá comparecer munido com a documentação comprobatória e preencher um requerimento, sem necessidade da presença de um advogado.

12ª) Realizei o pedido, mas o endereço de entrega e outras informações foram incorretas. Posso alterar os dados do pedido?

Caso o pedido ainda não tenha sido pago, por gentileza, desconsidere o pedido atual e realize um novo pedido informando os dados corretos. Não se preocupe, o pedido anterior será cancelado automaticamente em 10 dias.
Mas caso o pedido já tenha sido pago, por gentileza, entre em contato conosco informado o número do pedido que iremos analisar o seu caso.

13ª) O cartório realiza o Apostilamento de Haia?

Sim. Realizamos o Apostilamento de Haia. É importante saber que o apostilamento possui validade apenas entre os países participantes da convenção de Haia. Para saber se o seu país faz parte dos países signatários, basta acessar a lista de países da Convenção de Haia. O Apostilamento somente pode ser solicitado presencialmente.